Junho chegou!!!




E com ele as festas juninas, bolo de milho, fogueiras, muitas festas e fogos de artifícios.

O são João é uma festa que abrange vários estados e em todas as regiões, comemorada de acordo com cada cultura regional. Como sou nordestina, aqui se comemora com bastante comida de milho, pé de moleque, canjica, pamonha, milho cozido ou assado.

As crianças, vestidas com lindas e coloridas roupas de matutinhos e matutinhas se divertem com fogos de artificio. O mais indicado é a estrelinha, mas que requer bastante cuidado.

A tradição manda acender (e pular) fogueiras, soltar balão (apesar de que eu acho que está proibido). As quadrilhas animam a multidão, defendendo seus bairros, cidades e estados em competições coloridas e divertidas.

Alguns acreditam em simpatias e investem bastante nisto, quem já fez e conseguiu me avisa tá?

Em Bezerros, os bacamarteiros com seus lenços vermelhos em volta do pescoço, chapéu de couro ou palha e cartucheiras em punho comandam uma homenagem popular aos santos São João, São Pedro e Santo Antônio ao ritmo da sanfona e da zabumba.

Em caruaru, a festa dura um mês de muitos shows, muitas comemorações e comidas típicas. Pé de serra, forro e baião entre outras atrações, são os ritmos da festa.

Este ano o tema é Centenário de Luiz Gonzaga, o nosso rei do baião com suas belas músicas.

Muito linda essa música...

Uma das mais famosas músicas dele...


Beijinhos

11 comentários:

  1. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    ...faz parte da tradição cultural brasileira e, servem como referência às raízes rurais...ao contrário das grandes cidades, que vão deixando de lado o caráter folclórico destas festas, no interior a tradição ainda sobrevive da forma como você descreveu...gostei da postagem e de relembrar o "rei do baião" Luiz Gonzaga!
    Boa terça feira!
    Beijos
    ...ah..obrigado pela visita, tá?

    ResponderExcluir
  2. E viva o São João!
    Sobre as simpatias... pode até funcionar se vc acreditar muito...rs...
    Eu adoro essa época do ano. Milho...ainnnnnnn.... sou louca por milho!!!!!
    Beijos e parabéns pelo post. Me fez sorrir, me fez pensar em coisas boas...
    Theka.
    http://comigomesmasim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    ...vim agradecer a sua carinhosa participação em meu blog...muito feliz!
    Obrigado e boa terça!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É com muito amor e carinho, que venho através desta pequena mensagem, desejar que tenhas um final de tarde Maravilhoso!
    tchumidau thio ilo - beijo no seu coração!!!!!!

    Cigana Raicha

    ResponderExcluir
  5. Oi Shirley
    Muito legal o post, eu sou do Sudeste, engraçado mas costumamos fazer festa julhina, é sério, fazemos fogueira e tudo em julho (kkkkkk), não sei porque, acho que é porque tem muitas festas em junho daí minha família e uns amigos, mais o projeto que a gente tem com as crianças fazemos tudo de bom, até caldo verde, eu faço um caldo verde de primeira, não sei se aí vcs fazem. Quanto ao Luiz Gonzaga é um ícone da nossa música, meu filho músico Daniel toca Asa Branca na flauta transversal, é lindo , e eu sou mãe babona claro kkkkkk.
    Bjão e um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  6. ola!!!!
    eu tambem adoro o mes de junho por causa
    das festas juninas, que delicia milho, quentao, etc...
    adorei seu blog ja estou seguindo, espero a sua
    visita
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Seu blog é mt mt mt interessante, e além disso é muito bonito!
    Sempre veio retribuir as visitas que fazes em meu blog "Convicções em Êxtase" http://conviccoesemextase.blogspot.com.br/
    Gosto demais de seus comentários...
    Teria como passar algum e-mail, MSN, alguma rede social?
    Obrigado! (:

    ResponderExcluir
  8. Raízes culturais em ênfase!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  9. Caraca , muito legal. Adoro esse clima nordestino de mes de junho? As comidinhas são umas delicias...Luiz Gonzaga! Rei do baião! Adooooro :D

    Amei seu blog, de verdade. Resolvi ficar, ou melhor, seguir. Seria uma HONRA ter você por lá tbm. Acredite!
    Beijão!
    http://www.sabrinnagomes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Shirley!!
    Bela e oportuna homenagem a Luiz Gonzaga nessa postagem sobre as deliciosas festas juninas que se realizam nesse mes de Junho em muitas cidades brasileiras.
    Aqui na minha cidade , Ribeirão Preto, essas festas geralmente são realizadas em pátios das Igrejas Católicas, as chamadas quermeces, ou então, por moradores de bairros, quando se fecham um quarteirão dos dois lados, e os moradores dessa mesma rua, enfeitam com bandeirolas coloridas, toda a via, e numa verdadeira festa comunitária, todos participam com iguarias doces, acendem fogueiras, muita música dançante e a balada sertaneja vai até altas horas da noite! Muito bom!

    Parabéns pela postagem , querida!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  11. Ola Shirley,
    A festa de são joão é uma das nossas tradições mais bonitas, no entanto, é pena que ela vem sendo gradativamente minimizada em alguns estados em função de outras comemorações não tão importantes. E lembrar o grande Luiz Gonzaga sempre é muito legal!

    É a primeira vez que venho aqui e gostei! Parabéns!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir

Queridos, deixem os seus comentários depois de aprovados serão publicados. Se quiserem deixem o link do seu blog.Beijos e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre mim!

Shirley
Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar.
Ver meu perfil completo

Link-me!


Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Passaram por aqui:

Seja um seguidor

Seguir pelas redes

Blogs de amigos

Vejo por aí

Agregadores!

Colmeia: O melhor dos blogs

LinkLog

Diretório de Blogs

Assine você também!

Não Foi Acidente

MyFreeCopyright.com Registered & Protected